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Driver Peak CAN Driver Peak CAN
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Termo de garantia Termo de garantia
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Limpeza dos Faróis

Limpar apenas com esponja ou pano limpos;

Não utilizar esponja de aço, escovas de cerdas duras, materiais ásperos ou sujos com areia ou terra;

Utilizar apenas água e sabão neutro (lente). Não utilizar substâncias a base de álcool, alvejantes, solventes ou qualquer outro produto com abrasivos, pois podem danificar os materiais plásticos do farol.

Nunca toque nas áreas “espelhadas”do farol, pois pode-se causar manchas devido a existência de gordura, suor, acidez, já existentes naturalmente nas mãos e a performance do farol será prejudicada.

Recomendamos não jogar água com pressão (com aparelho de alta pressão) na parte traseira dos faróis, onde se encontram as lâmpadas e os protetores de borracha. Caso seja inevitável, proteger os protetores de borracha, soquetes e respiros (ex.: com um plástico) para evitar a entrada de água indesejada no interior do farol.

Partida com baterias descarregadas

Nunca ponha o motor em funcionamento utilizando um carregador de baterias.

Isto danificará os componentes eletrônicos.

Reapertos

Observando os períodos indicados neste manual, reapertar os parafusos e porcas de fixação dos diversos suportes e componentes da carroceria.

O torque dos parafusos e porcas dos principais itens estão indicados na tabela de reapertos. Quanto aos parafusos, porcas, braçadeiras e conexões não relacionados na tabela de reapertos, dever-se-a comprovar o seu firme assento e, se necessário, reapertá-los.

 

Tabela de torques

torque

 

Tabela de reapertos

Tabela de reapertos

NOTA: Os parafusos das rodas devem ser reapertados apos rodados os primeiros 30km e, depois, conforme indicado no manual do fabricante do chassi.

Limpeza interna

1- Remover manchas do assoalho ou do revestimento interno com um pano úmido e detergente ou sabão neutro.

2- Para a limpeza de estofamento e porta-pacotes com revestimento em plástico ou tecido, utilizar água e sabão neutro. Nunca empregue produtos derivados de petróleo nesta limpeza.

3- Somente em casos de remover chicletes do estofamento ou carpetes, raspar e apos limpar com benzina ou querosene, em seguida utilizar água e sabão neutro.

4- Limpar o restante do interior do veiculo com um pano úmido e aspirador de pó, e não utilizar esguicho de água.

Tabela de lubrificantes

 

 Tabela de lubrificantes

OBSERVAÇÃO:Para a lubrificação dos itens da tabela de lubrificação que indicam graxa como lubrificante, recomenda-se utilizar uma graxa a base de cálcio ou lítio, de grande aderência as superfícies metálicas, que permita a permanência do lubrificante nos pontos de aplicação.

Marcas recomendadas:

TEXACO MORFACK MP2 (a base de lítio)

IPIRANGA ISA-FAX (a base de cálcio)

IPIRANGA ISA-CASSI 2 (a base de cálcio)

As graxas acima indicadas exercem, também, função vedatória. No caso de não haver disponibilidade das marcas acima recomendadas, utilizar somente graxas com características similares as indicadas.

Partida com cabos auxiliares

Com a ajuda de cabos auxiliares, o motor de um veículo com a bateria descarregada pode ser posto em movimento transferindo-se para ele energia da bateria de outro veículo.

Isto devera ser realizado com cuidado e obedecendo as instruções que a seguir se indicam.

 

ATENÇÃO: O não cumprimento destas instruções pode causar avarias no veículo e danos pessoais resultantes da explosão da bateria, bem como queima da instalação elétrica.

Execute as operações na seqüência indicada:

1- Verifique se a bateria auxiliar para a partida e da mesma voltagem que a bateria do veiculo cujo motor deve ser acionado.

2- Durante a operação de partida, não se aproxime da bateria.

3- Estando a bateria auxiliar instalada em outro veículo, não deixe os veículos encostarem um no outro.

4- Verifique se os cabos auxiliares não apresentam isolamentos soltos ou faltantes.

5- Não permita que os terminais dos cabos entrem em contato um com o outro ou com partes metálicas dos veículos.

6- Desligue a ignição e todos os circuitos elétricos que não necessitem permanecer ligados.

    NOTA: Se ligado, o rádio poderá ser seriamente danificado. Os reparos não serão cobertos pela garantia.

7- Localize nas baterias os terminais positivo (+) e negativo (-).

8- Ligue os cabos na seqüência indicada: + com +: pólo positivo da bateria auxiliar com pólo positivo da bateria descarregada.

- com -: pólo negativo da bateria auxiliar com pólo negativo da bateria descarregada.

9- Dê a partida ao motor do veículo que está com a bateria descarregada. Se o motor não der arranque após algumas tentativas, provavelmente haverá necessidade de reparos.

10- Para desligar os cabos, proceda na ordem exatamente inversa à da ligação.


    NOTA:  O motor do veículo que proporciona a partida auxiliar deve permanecer em funcionamento durante a partida.

Vidros e guarnições de borracha

Proceder da seguinte forma:

1- Os vidros deverão ser limpos de preferência com produtos a base de álcool ou amoníaco. Na falta destes, pode se empregar água saponácea a base de sabão comum, esfregando-se os vidros com uma flanela, ate ficarem limpos.

2- Limpar as calhas dos vidros com um pincel, após aplicar um pouco de talco industrial ou pó de grafite.

3- Limpar as guarnições de borracha utilizando um pano embebido em silicone liquido ou liquido composto de partes iguais de álcool e glicerina.

Conservação e limpeza


As recomendações a seguir servem para prevenir danos resultantes das influências do meio ambiente as quais o veiculo esta sujeito.

 
Limpeza externa - pintura do veículo

A conservação e manutenção da pintura da carroceria consistem na lavagem e no polimento, cuja freqüência depende das condicoes do ambiente de uso do veiculo.

As instruções que seguem foram elaboradas com o intuito de conservar e prolongar a qualidade da pintura das carrocerias.

O processo de lavagem pode ser feito de duas maneiras:

manual e automática, mas as etapas destes processos são muito semelhantes e cada uma tem sua importância:

1- Pré-Lavagem;

2- Aplicação do xampu;

3- Escovação;

4- Enxágüe.

 

Considerações Gerais

Existem alguns cuidados gerais que devem ser observados na lavagem da carroceria:

Lavar a carroceria ao abrigo do sol;

Não lavar a carroceria se as chapas estiverem quentes, pois o resfriamento abrupto das chapas pode provocar uma retração muito rápida da película, ocasionando trincas no filme da tinta;

Utilizar água isenta de sólidos para que não ocorra riscos na pintura;

No caso de reaproveitamento de água de lavagem e necessário a remoção dos sólidos por meio de filtros;

Utilizar água e xampus especiais para lavagem das carrocerias, com pH neutro (entre 6,5 e 7,5); pode-se verificar o ph usando um potenciômetro ou ate mesmo papel indicador universal.

Recomenda-se o uso de xampu com silicone para realçar o brilho da pintura;

O polimento com cera de silicone e recomendado a cada 6 meses.

 

1-Pré-Lavagem

Consiste na aplicação de um jato de água em toda a carroceria, suficientemente forte para remover as sujidades (poeira, grãos de areia), que possam, na etapa de escovação, danificar a pintura.

2- e 3-Aplicação do xampu e escovação

Após a remoção das sujidades, deve-se então fazer a aplicação do xampu de limpeza (liquido ou em espuma) com a posterior escovação de toda a carroceria do veiculo. Esta escovação pode ser manual ou automática.

No processo manual e fundamental que se faca a lavagem do teto, ponto de acumulo de sujidades (desgaste físico da pintura - erosão). Outro risco e em ambientes agressivos (índice de poluição muito alto), que possuem dispersos no ar dióxido de enxofre, gás carbônico e óxidos de nitrogênio (reage com a umidade do ar e com a água da chuva, resultando no fenômeno conhecido como chuva acida).

Para evitar riscos na pintura, as cerdas para escovação da carroceria devem ser macias ou então deve-se utilizar vassouras de esponja.
vassouras
No processo automático e fundamental que haja manutenção e conservação do equipamento de lavagem.

Se não houver uma verificação periódica na geometria do equipamento, pode ocorrer uma pressão excessiva do rolo sobre a carroceria, ocasionando riscos e arranhões, tanto na carroceria quanto nos vidros do veiculo; o contrario também pode ocorrer, ou seja, se os rolos não exercerem uma pressão mínima sobre a carroceria, a lavagem fica comprometida.

Se as cerdas dos rolos estiverem impregnadas de sujidades, elas podem se desgastar, diminuindo muito sua eficiência, além de arranhar a pintura das carrocerias.

4- Enxágue

Finalmente após a escovação, a carroceria e enxaguada com água (lava jato para enxágüe manual), removendo o excesso de xampu. A carroceria pode ser enxugada, utilizando um jato de ar.

 Recomendações Especiais

Os excrementos de pássaros devem ser limpos imediatamente com xampu neutro e água em abundancia, pois sua acidez e bastante agressiva a pintura;

Para remoção de piche, salpicos de asfalto e nodoas de óleo aderidos a pintura, deve-se aplicar o Dupont Solvente de Limpeza I11252002 ou querosene ou aguarrás, lavando imediatamente apos com xampu neutro e água em abundância, com posterior polimento;

Pequenos danos como batidas de pedra, riscos profundos, etc., devem ser imediatamente reparados para não comprometerem a pintura;

Insetos aderidos na carroceria devem ser limpos com xampu neutro e água morna;

O mesmo procedimento ser feito quando a pintura ficar manchada decorrente da deposição de resinas vegetais de arvores.

Cuidados com componentes eletrônicos

Para evitar avarias nos componentes eletrônicos da instalação elétrica, não se deve desligar a bateria com o motor funcionando.

Nunca de partida ao motor enquanto a bateria estiver desligada. Quando for efetuada uma carga, desligue a bateria do veiculo. Desligue primeiramente o cabo negativo e depois o cabo positivo. Tenha cuidado para não inverter a posição dos cabos.

Ao voltar a ligar, instale primeiro o cabo positivo e depois o negativo.

Conservação da carroceria

1- Lave o veículo periodicamente e guarde-o em local coberto.

2- Caso o veículo operar no litoral ou em regiões onde o mesmo possa sofrer a ação de sal ou areia, deve-se lavá-lo completamente, com água e sabão neutro após a sua utilização.

3- Pulverizar a parte inferior do veiculo, somente com óleos vegetais, devendo-se, porem, proteger previamente as mangueiras do sistema de freio e outras partes de borracha.

Porta Elétrica Escolar Bus/Ciferal - Manutenção e Utilização Manutenção Urbanos
Manutenção Elevador Ortobrás Manutenção Urbanos
Manutenção Porta Serviço Torino G7 Manutenção Urbanos
Operação Multiplex G7 Operação
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Saídas de Emergência Operação
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Manutenção Limpadores de parabrisa (Versão 2) Manutenção Rodoviário G7
Manutenção Farol BRT Manutenção BRT
Manutenção Limpador de Parabrisa BRT Manutenção BRT
Manutenção Sinaleiras Traseiras BRT Manutenção BRT
Manutenção Porta da Rampa BRT Manutenção BRT
Manutenção porta de serviço BRT Manutenção BRT
Manutenção Grade Frontal Audace Manutenção Intermunicipais
Manutenção Porta de Serviço Audace Manutenção Intermunicipais
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Sistema de Limpador Senior Manutenção Intermunicipais