Ações Ambientais

A conscientização em relação à preservação do meio ambiente se destaca como uma das principais ações para a consolidação do desenvolvimento sustentável da Marcopolo.

A empresa possui as mais importantes certificações, como ISO 14.001, OHSAS 18001 e SA 8000, entre outras. O setor de Assessoria Engenharia Ambiental garante o levantamento e avalia o cumprimento da legislação ambiental aplicável, define e orienta a coleta seletiva dos materiais descartados, fomenta a busca de alternativas para redução de resíduos gerados no processo produtivo e determina a sua destinação final adequada. Com atitude pró-ativa e profissionais especializados, a Marcopolo investe em treinamento e novas tecnologias para controlar e/ou minimizar os impactos ambientais decorrentes da sua atividade.

Programas voltados às questões ambientais fazem parte da política de gestão da Marcopolo. O programa Reciclagem com Reuso, desde a sua adoção, em outubro de 2001, possibilita a reciclagem anual de mais de 250 toneladas de resíduos de papel com tinta, preservando cerca de 7 mil árvores. O projeto, distinguido com os prêmios Expressão de Ecologia 2002 e Top de Ecologia ADVB 2002, permite reciclar todo o resíduo de papel com tinta gerado nos processos de isolamento para pintura das carrocerias. O Gerenciamento Continuado de Resíduos Sólidos é outro programa da Marcopolo voltado para o meio ambiente. Implementado 1999, permite reduzir em até quatro vezes o passivo ambiental, além de recuperar um terço dos materiais que anteriormente eram descartados. O processo tem início com a coleta seletiva dos resíduos na fonte geradora, que passam pelo armazenamento provisório em centrais, e depois encaminhado para uma Unidade de Processamento de Resíduos (UPR) própria, licenciada pelo órgão ambiental. A UPR tem a finalidade de agregar valor aos materiais descartados, identificar possibilidades de reuso, promover a comercialização adequada dos materiais recicláveis, fornecer as informações necessárias para o controle do desperdício dos materiais e promover o acondicionamento final em células de aterro para os resíduos não recicláveis.

A Marcopolo também trata os efluentes gerados no processo produtivo. A eficiência do tratamento é garantida por laboratório próprio, cadastrado no órgão ambiental. Também é realizado o monitoramento anual de emissões atmosféricas, completando assim o ciclo do Sistema de Gestão Ambiental.