• Qualidade de Vida

    Os programas de qualidade de vida voltados para os colaboradores e familiares são diferentes em cada unidade, considerando as características e necessidades locais.

  • Remuneração Estratégica

    A remuneração dos colaboradores é composta de uma parte fixa, vinculada às competências e habilidades, e uma parte variável, determinada pelo atingimento das metas do Programa de Participação nos Resultados. Periodicamente são realizadas pesquisas salariais que avaliam se os valores pagos estão dentro dos padrões regionais, assegurando que a empresa se mantenha competitividade no mercado de trabalho.

  • Plano de Carreira

    O Plano de Carreira da empresa está estruturado para possibilitar que o profissional cresça dentro de seu cargo, mediante a qualificação para atividades que exijam conhecimentos e competências adicionais. Já o Programa de Recrutamento Interno (PRIMAR) divulga vagas internamente para que os colaboradores interessados possam se inscrever, oportunizando o acesso a cargos de maior complexidade.

  • Satisfação dos Colaboradores

    Pesquisa de Clima Organizacional interna, realizada em todas as unidades no Brasil e no exterior, avalia a Satisfação dos Colaboradores da empresa. Ações de melhoria são implementadas como forma de promover o bom ambiente de trabalho e corrigir os eventuais pontos fracos constatados nas pesquisas.

  • Educação e Treinamento

    Como parte de sua política de educação, a empresa incentiva seus colaboradores a construírem sua carreira pela aquisição gradativa de competências e de conhecimentos. Os programas de treinamento realizados na empresa contemplam as áreas de produção, técnicas e administrativas. Os gestores da empresa participam de programas específicos da Escola de Liderança, atualizados constantemente. A Escola de Formação Profissional Marcopolo, criada em 1991, mantém cursos de aprendizagem industrial para jovens, incluindo aqueles em situação de vulnerabilidade social, oferecendo benefícios, primeiro emprego remunerado e acesso ao plano de carreira da empresa. Já o Programa Envolver, criado em 2008, promove a inclusão e a qualificação de profissionais portadores de deficiências ao ambiente de trabalho da Marcopolo.