História dos 70 anos

Uma história com tantas décadas é construída a muitas mãos, mas certamente contou com pessoas muito importantes para chegar até aqui. Conheça nossa trajetória ao longo destes 70 anos.

Assim nasceu a marca Marcopolo

No longínquo ano de 1949, o jovem Paulo Bellini já mostrava determinação e um faro aguçado para os negócios. Vislumbrou, entre as inúmeras possibilidades de futuro, um mercado em que sua empresa se tornaria referência. Após o término da sociedade com os irmãos Nicola no fim dos anos 60, Bellini e Valter passaram a buscar uma nova marca para a empresa, que então se chamava Carrocerias Nicola.

Valter Gomes Pinto teve papel fundamental na criação da nova marca da Marcopolo. No fim dos anos 60, os Nicola saíram da sociedade e montaram outro negócio. Com isso, Bellini e Valter passaram a buscar uma nova marca para a empresa, que então se chamava Carrocerias Nicola.


Sol, praia e céu estavam entre as principais palavras que figuravam na lista de ideias. Até que surgiu Bertioga, uma praia do estado de São Paulo, frequentada por Bellini. Mas as palavras movimento, viagem e estrada também fizeram surgir um novo nome: Marco Polo, um dos grandes exploradores e aventureiros da História.

Como surgiu o logotipo da Marcopolo?

Paulo Bellini contou: “A equipe de propaganda já havia feito um esboço de um sol, quando começamos a falar em praia, Bertioga. É um sol estilizado, mas olhando bem, perceberam que ficava parecido com uma roda. E há pessoas que enxergam as seis rodas do ônibus ali. Então, de Bertioga sobrou o logotipo”. Mais tarde, veio a descoberta: o nome do pai do viajante Marco Polo era Nicola.

Da fundação aos dias de hoje

Desde a fundação em um pequeno galpão, quando ainda era chamada Nicola & Cia., os idealizadores da Marcopolo traçaram uma meta: investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia e expansão. Atualmente, James Eduardo Bellini ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração e de CEO.

Conhecendo a História

Clique no ônibus de sua escolha e veja mais informações.

Marcopolo através do tempo

Acreditamos que a conexão com o mundo se estabelece para gerar aproximação, sentimentos e trocas. É por isso que estamos presentes no mundo, conectando pessoas e culturas, para gerar valor por onde passamos. O que fazemos fica marcado na memória, portanto queremos mostrar essa trajetória ao longo do tempo. 

Carrocerias Nicola
1960
Carrocerias Nicola
1960
25 anos Marcopolo
1974

.

O mundo está aprendendo a andar de ônibus novamente. A Marcopolo está ensinando.
1974
Ônibus Brasileiro
1980
Viajar é preciso
1990
Paradiso 1150
1991
Geração V
1992
Marcopolo 50 anos
1999
Pensar na frente é criar o futuro
2002
Aproximando Personas
2010
Aproximando pessoas e movendo sentimentos
2015

Evolução da Marca

Conheça como o nosso logotipo foi mudando ao longo dos anos, acompanhando as tendências de mercado e o crescimento da marca.

1949
1960
1983
1992
1998
2000