29 de abril de 2019
ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL MARCOPOLO ABRE MERCADO DE TRABALHO PARA JOVENS BRASILEIROS

Desde a sua criação, foram mais de 2.000 alunos formados e empregados

Prestes a completar 30 anos, a Escola de Formação Profissional Marcopolo (EFPM) já formou mais de 2.000 alunos, a maioria com carreira na própria Marcopolo, em Caxias do Sul, mas vários outros atuando em empresas do Brasil e do exterior. No último dia 26 de abril, a empresa realizou a formatura de mais 21 jovens no curso de Operador Eletromecânico, que já ingressaram no mercado de trabalho, atuando nas linhas de produção da Marcopolo, Neobus e fábrica de Plásticos.

Ao longo desse período, a EFPM tem exercido importante papel na inserção de jovens no mercado de trabalho, sobretudo na área industrial, que são preparados para atuarem nos mais elevados padrões de eficiência, competência, segurança e qualidade. ““Investir na educação e na qualificação profissional é fundamental para o desenvolvimento social e para uma comunidade melhor”, destaca Alessandro Ferreira, gerente de Recursos Humanos da Marcopolo. 

Por meio de convênio firmado com o SENAI, a Escola de Formação Profissional Marcopolo oferece, desde 1990, cursos profissionalizantes para jovens da comunidade, que têm a possibilidade do primeiro emprego, e contam com os mesmos benefícios dos colaboradores da empresa, além da possibilidade de construção de carreira.

A parceria com o SENAI possibilita ainda que jovens cotistas façam cursos como assistente administrativo, auxiliar de operações logísticas, mecânica e manutenção de maquinas, mecânica e usinagem e eletricidade industrial. A EFPM conta também com alunos encaminhados pela FAS (Fundação de Assistência Social), em situação de vulnerabilidade social que fazem cursos de auxiliar de operações logísticas no próprio SENAI.  

O objetivo da EFPM é preparar os alunos para uma carreira profissional em diversos segmentos da indústria. Com aulas práticas e teóricas, a escola possibilita que os jovens vivenciem o dia a dia da empresa e desenvolvam, além das competências técnicas, competências comportamentais como trabalho em equipe, comunicação, relacionamento, administração de conflitos e negociação. Com duração de dois anos, o curso é em período integral, sendo meio período de estudos e outro aplicando o conhecimento na prática.  
  
Atualmente, a EFPM conta com 110 alunos em diferentes cursos em andamento.  O processo de seleção para novas turmas terá início em outubro deste ano, com provas em novembro e o início das turmas em fevereiro de 2020. Na última seleção, foram 1.200 candidatos, 400 pré-selecionados e 120 selecionados.

Crédito da imagem: Júlio Soares - Foto Objetiva

Secco Consultoria de Comunicação
Tel. 55 (11) 5641-7407 | secco@secco.com.br