29 de maio de 2018
FUNDAÇÃO MARCOPOLO COMEMORA 30 ANOS

Entidade cumpre importante papel nos locais onde a Marcopolo tem operações no Brasil

A Fundação Marcopolo completa 30 anos de atuação tendo como missão promover a qualidade de vida dos colaboradores e familiares da Marcopolo e o desenvolvimento social de crianças e adolescentes nas comunidades onde a empresa está presente no Brasil. A instituição, criada em 25 de maio de 1988, tem como foco o desenvolvimento social por intermédio de programas nas áreas de cultura, educação, esporte e lazer que beneficiam aproximadamente 60 mil pessoas a cada ano.  

Atividades como Um Dia Especial na Marcopolo, Festa Junina e Julina, Entrevero Farroupilha, Festa de Natal, Passeios a pontos turísticos da região e os Bailes reúnem milhares de colaboradores e familiares. O Grupo de Teatro (formado exclusivamente por colaboradores), o CTG Marco da Tradição, o Piquete de Laçadores, o Coro Infantil e Juvenil, a Orquestra de Flautas e a Orquestra Jovem são projetos culturais que movimentam em torno de mil pessoas de diferentes faixas etárias. 

O esporte, por intermédio da promoção de campeonatos internos em diversos segmentos, mobiliza público de aproximadamente 25 mil pessoas ao ano. O Passeio Ciclístico, organizado anualmente, tem como objetivo incentivar a prática esportiva e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, dependentes e a comunidade. Para os filhos de colaboradores, a Fundação Marcopolo disponibiliza as Escolas de Futebol de Campo e Futsal, as atividades culturais, e o festival de férias que, a cada edição, leva para a sede recreativa cerca de 500 crianças no período de férias escolares. 

Na área da educação, a fundação desenvolve o Projeto Escolas, uma das ações na comunidade que já atendeu cerca de 4.800 estudantes em nove escolas participantes. Criado em 2003, o projeto tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ambiente educacional, das relações entre a comunidade escolar e da formação para a cidadania, favorecendo a educação integral. Entre as ações desenvolvidas estão a capacitação dos professores, cursos técnicos para os estudantes, como método de preparação para o mercado de trabalho, introdução de música na escola através de orquestra e coro, além das atividades esportivas oferecidas em contra turno escolar. O Projeto Todos na Escola é direcionado aos filhos dos colaboradores com idades entre 5 e 17 anos e 11 meses regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, que recebem um kit de cadernos personalizados todos os anos, projeto já beneficiou cerca de 30 mil filhos de colaboradores.

Como forma de valorizar o trabalho dos voluntários em Caxias do Sul foi criado o Prêmio de Voluntariado Valter Gomes Pinto, destinado a projetos que atuem em escolas públicas e entidades assistenciais do município. Em sua segunda edição, o prêmio teve como vencedora a Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente - Enca com o projeto “Matinê na Enca”, e em segundo lugar foi classificado o CAE Ampliando Horizontes.

Crédito da imagem: Cyclop