22 de abril de 2020
MARCOPOLO TEM INICIATIVA PARA PROMOVER BIOSSEGURANÇA NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Em parceria com startups, empresa busca soluções para tornar o transporte coletivo mais seguro a contaminações virais.

Para frear o avanço do novo coronavírus, a Marcopolo Next, divisão da Marcopolo focada em inovação, lançou no início de abril desafios de inovação aberta, buscando startups e tecnologias especializadas em biossegurança para tornar o transporte coletivo mais seguro a contaminações virais.

A iniciativa coloca a Marcopolo ao lado das empresas operadoras de transporte e busca formas de auxiliar os clientes a seguir com suas operações, além de proteger a sociedade da pandemia de Covid-19 e de outros agentes biológicos nocivos à saúde e a segurança dos passageiros e motoristas.

A seleção dos projetos é conduzida por um grupo técnico multidisciplinar de infectologistas, engenheiros e especialistas da Marcopolo e segue critérios como adequação a aplicação em ônibus e o nível de maturidade da solução.

Com foco na oferta de pacotes embarcados de biossegurança ou disponíveis em formato de serviços, mais de 20 soluções apresentadas foram escolhidas e, entre essas, algumas já estão em processo de aprovação de conceito junto a operadores e clientes.

 

Confira abaixo os segmentos que conduzem a escolha das soluções:

 

Higienização: soluções de biossegurança, higienização e esterilização que tornam o interior do ônibus, assim como o bagageiro, menos propensos à disseminação dos vírus durante as viagens.

 

Sistemas de isolamento e triagem: com o objetivo de promover viagens mais seguras e confortáveis, esses sistemas permitem restringir contato entre passageiros e também com os motoristas. Enquadram-se nesse tema soluções que identifiquem passageiros com sintomas, medição de temperatura.

 

Nanotecnologia e materiais: novas formas de facilitar a higiene e esterilização do ambiente interno do ônibus.

 

Sistemas de informações/comunicação: formas de orientar passageiros, motoristas, mecânicos, zeladores, etc. sobre boas práticas na higienização do veículo, bagagens e demais produtos ofertados na viagem.

Crédito da imagem: Júlio Soares