Nunca ponha o motor em funcionamento utilizando um carregador de baterias.
Isto danificará os componentes eletrônicos.
Observando os períodos indicados neste manual, reapertar os parafusos e porcas de fixação dos diversos suportes e componentes da carroceria.
O torque dos parafusos e porcas dos principais itens estão indicados na tabela de reapertos. Quanto aos parafusos, porcas, braçadeiras e conexões não relacionados na tabela de reapertos, dever-se-a comprovar o seu firme assento e, se necessário, reapertá-los.
Tabela de torques
Tabela de reapertos
NOTA: Os parafusos das rodas devem ser reapertados apos rodados os primeiros 30km e, depois, conforme indicado no manual do fabricante do chassi.
1- Remover manchas do assoalho ou do revestimento interno com um pano úmido e detergente ou sabão neutro.
2- Para manutenção e preservação das capas de poltronas, é necessário seguir as recomendações abaixo:
São dois tipos de fenômenos de sujidade a serem considerados:
1º) Ocorrências de uso normal pelo montador ou usuário, com fenômenos de impregnação de poeira, fibras diversas
oriundas das roupas e livres no ambiente:
Nestes casos é recomendado a utilização de um aspirador de pó e uma escova de cerdas macias e/ou pano de algodão. Para ocorrência de impregnação de fibras e poeira com fraca adesão superficial pode ser removida com o aspirador de pó. Para impregnação de fibras e poeira com forte adesão no tecido pode ser removida com
o aspirador de pó auxiliado por escova de cerdas macias ou pano seguindo na direção do pêlo.
2º ) Ocorrências que consideramos especiais como derramamento de líquidos diversos, Impregnação com
pastas, graxas e etc:
Nestes casos é necessário remover o excesso de material no tecido.
Para material pastoso ou muito viscoso que esteja incrustado, utilize uma espátula e o apoio de um pano de algodão ou papel toalha. Para material liquido ou oleoso
utilize um pano de algodão ou papel toalha para absorver a substância.
Utilizando água (fria ou morna +/-40°C) e detergente neutro fazer uma espuma e aplicá-la sobre a mancha originada
pelo material removido. Utilizando uma esponja esfregue o local com pressão suficiente para movimentar os pêlos do tecido, espalhando a solução de detergente e auxiliando na remoção da mancha.
Após esta remoção, repetir esta operação com uma esponja umedecida ou um pano de algodão. Desta forma será
removido o detergente evitando outra mancha. Em nenhuma hipótese devem-se lavar as capas em máquinas de lavar, isto poderá comprometer a durabilidade
da mesma, fazendo com que a espuma que fica no núcleo do tecido seja deteriorada. Também se deve evitar a utilização de equipamentos com vapor de água (vaporetos).
3- Limpar o restante do interior do veículo com um pano úmido e aspirador de pó, e não utilizar esguicho de água.
Com a ajuda de cabos auxiliares, o motor de um veículo com a bateria descarregada pode ser posto em movimento transferindo-se para ele energia da bateria de outro veículo.
Isto devera ser realizado com cuidado e obedecendo as instruções que a seguir se indicam.
ATENÇÃO: O não cumprimento destas instruções pode causar avarias no veículo e danos pessoais resultantes da explosão da bateria, bem como queima da instalação elétrica.
Execute as operações na seqüência indicada:
1- Verifique se a bateria auxiliar para a partida e da mesma voltagem que a bateria do veiculo cujo motor deve ser acionado.
2- Durante a operação de partida, não se aproxime da bateria.
3- Estando a bateria auxiliar instalada em outro veículo, não deixe os veículos encostarem um no outro.
4- Verifique se os cabos auxiliares não apresentam isolamentos soltos ou faltantes.
5- Não permita que os terminais dos cabos entrem em contato um com o outro ou com partes metálicas dos veículos.
6- Desligue a ignição e todos os circuitos elétricos que não necessitem permanecer ligados.
NOTA: Se ligado, o rádio poderá ser seriamente danificado. Os reparos não serão cobertos pela garantia.
7- Localize nas baterias os terminais positivo (+) e negativo (-).
8- Ligue os cabos na seqüência indicada: + com +: pólo positivo da bateria auxiliar com pólo positivo da bateria descarregada.
- com -: pólo negativo da bateria auxiliar com pólo negativo da bateria descarregada.
OBSERVAÇÃO: Nunca utilize a estrutura do veículo como ponto de aterramento.
9- Dê a partida ao motor do veículo que está com a bateria descarregada. Se o motor não der arranque após algumas tentativas, provavelmente haverá necessidade de reparos.
10- Para desligar os cabos, proceda na ordem exatamente inversa à da ligação.
NOTA: O motor do veículo que proporciona a partida auxiliar deve permanecer em uncionamento durante a partida.
Proceder da seguinte forma:
1- Os vidros deverão ser limpos de preferência com produtos a base de álcool ou amoníaco. Na falta destes, pode se empregar água saponácea a base de sabão comum, esfregando-se os vidros com uma flanela, ate ficarem limpos.
2- Limpar as calhas dos vidros com um pincel, após aplicar um pouco de talco industrial ou pó de grafite.
3- Limpar as guarnições de borracha utilizando um pano embebido em silicone liquido ou liquido composto de partes iguais de álcool e glicerina.
As recomendações a seguir servem para prevenir danos resultantes das influências do meio ambiente as quais o veiculo esta sujeito.
Limpeza externa - pintura do veículo
A conservação e manutenção da pintura da carroceria consistem na lavagem e no polimento, cuja freqüência depende das condicoes do ambiente de uso do veiculo.
As instruções que seguem foram elaboradas com o intuito de conservar e prolongar a qualidade da pintura das carrocerias.
O processo de lavagem pode ser feito de duas maneiras: manual e automática, mas as etapas destes processos são muito semelhantes e cada uma tem sua importância:
1- Pré-Lavagem;
2- Aplicação do xampu;
3- Escovação;
4- Enxágüe.
Considerações Gerais
Existem alguns cuidados gerais que devem ser observados na lavagem da carroceria:
Lavar a carroceria ao abrigo do sol;
Não lavar a carroceria se as chapas estiverem quentes, pois o resfriamento abrupto das chapas pode provocar uma retração muito rápida da película, ocasionando trincas no filme da tinta;
Utilizar água isenta de sólidos para que não ocorra riscos na pintura;
No caso de reaproveitamento de água de lavagem e necessário a remoção dos sólidos por meio de filtros;
Utilizar água e xampus especiais para lavagem das carrocerias, com pH neutro (entre 6,5 e 7,5); pode-se verificar o ph usando um potenciômetro ou ate mesmo papel indicador universal.
Recomenda-se o uso de xampu com silicone para realçar o brilho da pintura;
O polimento com cera de silicone e recomendado a cada 6 meses.
1-Pré-Lavagem
Consiste na aplicação de um jato de água em toda a carroceria, suficientemente forte para remover as sujidades (poeira, grãos de areia), que possam, na etapa de escovação, danificar a pintura.
2- e 3-Aplicação do xampu e escovação
Após a remoção das sujidades, deve-se então fazer a aplicação do xampu de limpeza (liquido ou em espuma) com a posterior escovação de toda a carroceria do veiculo. Esta escovação pode ser manual ou automática.
No processo manual e fundamental que se faca a lavagem do teto, ponto de acumulo de sujidades (desgaste físico da pintura - erosão). Outro risco e em ambientes agressivos (índice de poluição muito alto), que possuem dispersos no ar dióxido de enxofre, gás carbônico e óxidos de nitrogênio (reage com a umidade do ar e com a água da chuva, resultando no fenômeno conhecido como chuva acida).
Para evitar riscos na pintura, as cerdas para escovação da carroceria devem ser macias ou então deve-se utilizar vassouras de esponja.
No processo automático e fundamental que haja manutenção e conservação do equipamento de lavagem.
Se não houver uma verificação periódica na geometria do equipamento, pode ocorrer uma pressão excessiva do rolo sobre a carroceria, ocasionando riscos e arranhões, tanto na carroceria quanto nos vidros do veiculo; o contrario também pode ocorrer, ou seja, se os rolos não exercerem uma pressão mínima sobre a carroceria, a lavagem fica comprometida.
Se as cerdas dos rolos estiverem impregnadas de sujidades, elas podem se desgastar, diminuindo muito sua eficiência, além de arranhar a pintura das carrocerias.
4- Enxágue
Finalmente após a escovação, a carroceria e enxaguada com água (lava jato para enxágüe manual), removendo o excesso de xampu. A carroceria pode ser enxugada, utilizando um jato de ar.
Recomendações Especiais
Os excrementos de pássaros devem ser limpos imediatamente com xampu neutro e água em abundancia, pois sua acidez e bastante agressiva a pintura;
Para remoção de piche, salpicos de asfalto e nodoas de óleo aderidos a pintura, deve-se aplicar o Dupont Solvente de Limpeza I11252002 ou querosene ou aguarrás, lavando imediatamente apos com xampu neutro e água em abundância, com posterior polimento;
Riscos e corpos estranhos na pintura, qualquer lasca de pedra, rachadura ou arranhão profundo no acabamento, devem ser imediatamente reparados para não comprometerem a pintura, pois o metal exposto sofre corrosão acelerada que pode se alastrar.
Insetos aderidos na carroceria devem ser limpos com xampu neutro e água morna;
O mesmo procedimento ser feito quando a pintura ficar manchada decorrente da deposição de resinas vegetais de arvores.
Para evitar avarias nos componentes eletrônicos da instalação elétrica, não se deve desligar a bateria com o motor funcionando.
Nunca de partida ao motor enquanto a bateria estiver desligada. Quando for efetuada uma carga, desligue a bateria do veiculo. Desligue primeiramente o cabo negativo e depois o cabo positivo. Tenha cuidado para não inverter a posição dos cabos.
Ao voltar a ligar, instale primeiro o cabo positivo e depois o negativo.
1- Lave o veículo periodicamente e guarde-o em local coberto.
2- Caso o veículo operar no litoral ou em regiões onde o mesmo possa sofrer a ação de sal ou areia, deve-se lavá-lo completamente, com água e sabão neutro após a sua utilização.
3- Pulverizar a parte inferior do veiculo, somente com óleos vegetais, devendo-se, porem, proteger previamente as mangueiras do sistema de freio e outras partes de borracha.
Antes de efetuar solda elétrica em qualquer parte do veículo desconecte os cabos da(s) bateria(s) e conectores dos módulos eletrônicos e do painel de instrumentos para evitar danos nestes componentes.
Certifique-se que o cabo terra do equipamento de solda esteja diretamente no componente a ser soldado.
Não efetue solda elétrica próximo ao módulo eletrônico, atuadores, sensores e chicotes elétricos. Remova cada um destes componentes caso seja necessário efetuar solda.
Farol baixo - Com o veículo de frente a uma parede distante a 10 metros, ajustar os fachos de luz horizontal com a mesma distância que os faróis estão montados, isto é, a distância entre o farol baixo do lado direito e esquerdo deve ser a mesma distância da luz projetada na parede a 10 metros de distância.
Farol alto - Com o veículo de frente a uma parede distante a 10 metros, ajustar os fachos de luz alta de tal forma que o centro do facho de luz fique posicionado entre o facho horizontal e inclinado (Fig.6).
Viemos através desta, orientá-los sobre a utilização dos tapetes com estampa de madeira, fornecedor Gerflor. A opção deste tipo de tapete requer um cuidado e manutenção maior relacionado a exposição de água. Estes materiais recebem em sua superfície um filme transparente, cuja função é proteger a estampa e aumentar a resistência ao desgaste.
Um aspecto de mancha esbranquiçada no tapete pode aparecer no caso de longa exposição à água estagnada, por baixo, ou por cima do revestimento. Este aspecto de mancha é reversível e não altera em nada suas características técnicas. O tapete volta a sua aparência normal, após ser exposto ao sol ou outra fonte de calor. Para agilizar este processo de secagem, sugere-se a utilização de um soprador térmico a uma distância mínima de 10 cm, com temperatura entre 50°C e 150°C.
RECOMENDAÇÕES BÁSICAS DE MANUTENÇÃO: